O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa institucional que possibilita a inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura nos primeiros anos da graduação na educação básica. Diante disso, o programa oportuniza ao acadêmico o amadurecimento, preparo e aprimoramento dos conhecimentos didáticos-pedagógicos, que serão necessários após a formação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar as influências do PIBID na formação dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Belém. Participaram da pesquisa 10 acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA, ex-bolsistas do PIBID que responderam ao questionário elaborado pelos pesquisadores, utilizado como instrumento de coleta dos dados, cujo conteúdo buscava compreender as experiências vivenciadas por ex-bolsistas do PIBID, os dados foram coletados utilizando a técnica de entrevista, que foi realizada em âmbito virtual, utilizando as plataformas Google Meet® e Google Forms®. Posteriormente foi realizada a análise e sintetização dos dados obtidos pelos pesquisadores, onde pode-se inferir que o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial dos licenciandos, proporcionando por meio da vivência em sala de aula, a construção da identidade docente enquanto ainda estão na graduação. Por meio dessa vivência, os estudantes não apenas antecipam a experiência profissional, mas também se tornam familiarizados com a dinâmica do ambiente escolar e com o cotidiano de um professor no que tange às suas atividades docentes. Esses resultados foram combinados a literatura previamente revisada, para a realização da discussão. Desse modo, conclui-se que o programa, dentre seus objetivos, contribui de forma influente e significativa no processo de transição da graduação para a carreira docente.