O ensino de frações pode ser desafiador devido à sua abstração conceitual e a variedade de interpretações que elas podem assumir – os significados de fração – conforme o contexto no qual estão inseridas. Sob essa perspectiva, elaboramos e produzimos as barras de fração, um material concreto em MDF com potencial para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de frações. Baseados na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP), formulamos e aplicamos uma sequência de atividades para ser usada no contexto da formação de professores. A aplicação foi feita em duas turmas, uma de segunda e outra de quinta fase, do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina, e nela os licenciandos foram instigados a percorrer alguns tipos de representação como a linguagem natural, a concreta, a pictórica e a analítica, de forma coordenada, conectando-as, de modo a favorecer a abstração. Este trabalho é um estudo qualitativo, que coletou os dados através de gravação de áudio e vídeo e das resoluções escritas dos participantes. Neste texto apresentamos os resultados de um recorte da pesquisa, composta por questões que envolvem os significados parte-todo, número e medida. Para a análise, nos baseamos na análise de conteúdo de Bardin e na teoria de registros de Representação Semiótica de Duval. Observamos, pelas resoluções e discussões nas etapas da MEAAMaRP, que os licenciandos transitaram entre diferentes registros de representação e puderam comprovar que as soluções encontradas algebricamente também possuem coerência no concreto, ampliando suas estratégias de resolução de problemas com formas de representação distintas. Além disso, averiguamos potencialidades e limitações do material e reformulamos os enunciados que não estavam claros. Com as adaptações necessárias, pretendemos levar a proposta para turmas da Educação Básica.