Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira.