Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112854
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5656
    "inscrito_id" => 785
    "titulo" => "PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID785_TB5656_23052024210933.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA Amorim"
    "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112854
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5656
    "inscrito_id" => 785
    "titulo" => "PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID785_TB5656_23052024210933.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA Amorim"
    "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.