Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPORTES NA NATUREZA: A CONEXÃO O PERTENCIMENTO E A SUPERAÇÃO DE MEDOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES AO AR LIVRE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111430
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3599
    "inscrito_id" => 9106
    "titulo" => "ESPORTES NA NATUREZA: A CONEXÃO O PERTENCIMENTO E A SUPERAÇÃO DE MEDOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES AO AR LIVRE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas na disciplina de Esportes na Natureza (EN), além de discutir seus benefícios para o processo de formação acadêmica e humana dos estudantes. METODOLOGIA: A disciplina EN é um componente curricular eletivo dos cursos de graduação em Educação Física do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco, mas que também é cursada por estudantes dos outros cursos do CAV. Ela possui carga horária de 60h, sendo 45h de componente prático realizados através de Aulas de Campo (AC) para vivenciar os diversos Esportes na Natureza. Em cada AC os estudantes são desafiados a realizarem atividades individuais e/ou em equipe. RESULTADOS: Ao explorar modalidades de aventura, como hiking, rapel, airsoft, paintball, corrida de orientação e outras, nós estudantes nos envolvemos em práticas esportivas emocionantes e também descobrimos uma conexão profunda com a natureza, entre os colegas e consigo mesmos. Durante as AC, nós mergulhamos em paisagens deslumbrantes, entendemos quais cuidados tomar para garantir a segurança nas mais diversas ocasiões, despertamos um senso de admiração, cuidado e atenção. No enfrentamento das situações desafiadoras, nós desenvolvemos noções de estratégia, habilidades de liderança, empatia e cooperação, onde as lutas travadas em cada superação transpassaram o individual e colocaram o coletivo como unidade central. Um aspecto fundamental dessas experiências foi o aprendizado sobre o gerenciamento das emoções e o sentimento de pertencimento que nós desenvolvemos ao compartilharmos momentos desafiadores na natureza, acabamos nos sentindo parte de algo maior que nós mesmos, construindo uma comunidade coesa, inclusiva e respeitosa. CONCLUSÃO: Assim, a disciplina EN proporcionou aos alunos muito mais do que atividades físicas, ela cultivou uma profunda conexão com o ambiente natural, promoveu o crescimento pessoal através da superação de medos e desafios, fortalecendo laços interpessoais, criando uma experiência educacional verdadeiramente enriquecedora e transformadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9106_TB3599_27102024224303.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOAB PACHECO GUERRA DA SILVA ROCHA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Pacheco"
    "autor_email" => "pachecomoab@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111430
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3599
    "inscrito_id" => 9106
    "titulo" => "ESPORTES NA NATUREZA: A CONEXÃO O PERTENCIMENTO E A SUPERAÇÃO DE MEDOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES AO AR LIVRE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas na disciplina de Esportes na Natureza (EN), além de discutir seus benefícios para o processo de formação acadêmica e humana dos estudantes. METODOLOGIA: A disciplina EN é um componente curricular eletivo dos cursos de graduação em Educação Física do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco, mas que também é cursada por estudantes dos outros cursos do CAV. Ela possui carga horária de 60h, sendo 45h de componente prático realizados através de Aulas de Campo (AC) para vivenciar os diversos Esportes na Natureza. Em cada AC os estudantes são desafiados a realizarem atividades individuais e/ou em equipe. RESULTADOS: Ao explorar modalidades de aventura, como hiking, rapel, airsoft, paintball, corrida de orientação e outras, nós estudantes nos envolvemos em práticas esportivas emocionantes e também descobrimos uma conexão profunda com a natureza, entre os colegas e consigo mesmos. Durante as AC, nós mergulhamos em paisagens deslumbrantes, entendemos quais cuidados tomar para garantir a segurança nas mais diversas ocasiões, despertamos um senso de admiração, cuidado e atenção. No enfrentamento das situações desafiadoras, nós desenvolvemos noções de estratégia, habilidades de liderança, empatia e cooperação, onde as lutas travadas em cada superação transpassaram o individual e colocaram o coletivo como unidade central. Um aspecto fundamental dessas experiências foi o aprendizado sobre o gerenciamento das emoções e o sentimento de pertencimento que nós desenvolvemos ao compartilharmos momentos desafiadores na natureza, acabamos nos sentindo parte de algo maior que nós mesmos, construindo uma comunidade coesa, inclusiva e respeitosa. CONCLUSÃO: Assim, a disciplina EN proporcionou aos alunos muito mais do que atividades físicas, ela cultivou uma profunda conexão com o ambiente natural, promoveu o crescimento pessoal através da superação de medos e desafios, fortalecendo laços interpessoais, criando uma experiência educacional verdadeiramente enriquecedora e transformadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9106_TB3599_27102024224303.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOAB PACHECO GUERRA DA SILVA ROCHA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Pacheco"
    "autor_email" => "pachecomoab@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas na disciplina de Esportes na Natureza (EN), além de discutir seus benefícios para o processo de formação acadêmica e humana dos estudantes. METODOLOGIA: A disciplina EN é um componente curricular eletivo dos cursos de graduação em Educação Física do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco, mas que também é cursada por estudantes dos outros cursos do CAV. Ela possui carga horária de 60h, sendo 45h de componente prático realizados através de Aulas de Campo (AC) para vivenciar os diversos Esportes na Natureza. Em cada AC os estudantes são desafiados a realizarem atividades individuais e/ou em equipe. RESULTADOS: Ao explorar modalidades de aventura, como hiking, rapel, airsoft, paintball, corrida de orientação e outras, nós estudantes nos envolvemos em práticas esportivas emocionantes e também descobrimos uma conexão profunda com a natureza, entre os colegas e consigo mesmos. Durante as AC, nós mergulhamos em paisagens deslumbrantes, entendemos quais cuidados tomar para garantir a segurança nas mais diversas ocasiões, despertamos um senso de admiração, cuidado e atenção. No enfrentamento das situações desafiadoras, nós desenvolvemos noções de estratégia, habilidades de liderança, empatia e cooperação, onde as lutas travadas em cada superação transpassaram o individual e colocaram o coletivo como unidade central. Um aspecto fundamental dessas experiências foi o aprendizado sobre o gerenciamento das emoções e o sentimento de pertencimento que nós desenvolvemos ao compartilharmos momentos desafiadores na natureza, acabamos nos sentindo parte de algo maior que nós mesmos, construindo uma comunidade coesa, inclusiva e respeitosa. CONCLUSÃO: Assim, a disciplina EN proporcionou aos alunos muito mais do que atividades físicas, ela cultivou uma profunda conexão com o ambiente natural, promoveu o crescimento pessoal através da superação de medos e desafios, fortalecendo laços interpessoais, criando uma experiência educacional verdadeiramente enriquecedora e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.