O trabalho apresenta como tema a propagação dos jardins de infância em Natal entre 1930 e 1949. Tem o objetivo de compreender como foi a instalação e propagação dos jardins de infância em Natal, a partir de informações coletadas nos jornais locais. Assim, com foco nos jornais “A Ordem” e “O Diário de Natal” (1930-1949) enquanto fonte histórica questiona-se: de que forma o assunto da educação infantil é tratado nos artigos? Como os Jardim de Infância são dados a ler pelos autores? Sobre o que falaram nos artigos a respeito dos Jardim de Infância? Para o desenvolvimento desse trabalho optou-se por uma pesquisa de natureza documental uma vez que, por meio desta é possível coletar e analisar informações sobre o tema delimitado. Além disso, foi relacionada também a uma pesquisa bibliográfica realizadas através de leituras e discussões fundamentadas nas análises de Mendes (2011 e 2015), Barros (2021), Azevedo, Pessoa e Medeiros Neta (2019), Funklin e Aguiar (2018), Nascimento (2006) entre outros. Evidencia-se os jornais como fontes documentais essenciais para entender a história da educação, nesse caso imprescindível para a história do jardim de infância em Natal. Sua digitalização e catalogação na Hemeroteca ajuda bastante os pesquisadores a descobrirem mais sobre o seu objeto de pesquisa como também a memória e preservação deles.