Esta pesquisa emerge de reflexões durante as aulas do curso de Doutorado em Educação da Universidade São Francisco, reflexões que problematizam com especial atenção ao tema (Linhas Abissais, Sociologia das Ausências, da Emergência, da Ecologia dos saberes). Como pergunta de pesquisa temos: Como os referenciais e as teorias (em especial, Linhas Abissais, Sociologia das Ausências, da Emergência, da Ecologia dos saberes) de Boaventura Souza Santos, podem contribuir para com o diálogo entre as esferas envolvidas, podendo visar uma maior concretização dos direitos a Educação da Pessoa Humana? O objetivo da pesquisa é investigar a partir da observação in loco, em uma escola de Educação Profissional de nível médio, do interior do estado de São Paulo sobre como vem se configurando o processo de exclusão da pessoa na Educação, o que impossibilita a concretização dos direitos das pessoas. A metodologia inicialmente será de cunho bibliográfico, para apropriar-se dos referenciais e teorias (em especial, Linhas Abissais, Sociologia das Ausências, da Emergência, da Ecologia dos saberes) de Boaventura Souza Santos, e de outros autores como Ana Silvia Marcatto Begalli; Maria Teresa Eglér Mantoan sobre o tema Inclusão Educacional. Também faremos observação in loco do funcionamento da práxis instituída em uma escola de Educação Profissional de nível médio, enquanto corpus de pesquisa, a fim de analisar os processos de inclusão educacional que se desenvolvem naquele espaço de Educação Profissional de Jovens. A coleta de dados será feita por meio de aplicação de questionário, com perguntas semiestruturadas. O universo da pesquisa é composto por sujeitos participantes de cada um dos grupos integrantes da Comunidade Escolar. Como resultados temos a aprovação no Comitê de Ética – Parecer 6.646.244. Com a pesquisa acredita-se ser possível despertar reflexões sobre as práticas educacionais nas escolas de Educação Profissional para alunos jovens que frequentam o Ensino Médio e técnico concomitantemente.