O uso de novas tecnologias ganha cada vez mais importância nos cenários educacionais. Seu uso como ferramenta de aprendizagem cresce muito rapidamente e, como resultado, o processo de escolarização sofre constante pressão para promover mudanças estruturais e organizacionais. O presente artigo teve por objetivo analisar, por meio da revisão integrativa, o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos de alfabetização e letramento, abordando melhorias e dificuldades dessas novas ferramentas para o ensino, uma vez que, sendo uma realidade do processo educacional moderno, não pode ser ignorado, havendo, pois, a necessidade crescente de estudos e compreensão sobre o tema. Foram selecionados dez estudos os quais abordam o uso das TDICs na alfabetização e letramento, além dos desafios, práticas leitoras na infância, perspectivas de professores e formação docente. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação docente mais robusta nesse cenário, destacando a importância de repensar currículos e estratégias pedagógicas para melhor atender às demandas da era digital. Destarte, evidenciou-se que a introdução das TDICs no processo de alfabetização e letramento demonstra impactos positivos ao estimular a criatividade, diversificar práticas de letramento e proporcionar experiências interativas. Pode-se afirmar, portanto, que o uso bem-sucedido das TDICs tende a enriquecer a educação, tornando o aprendizado mais atrativo e engajador para os alunos.