A função de Auxiliar de Docente destinada às Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo – Fatecs está presumida nos documentos oficiais desde o final dos anos de 1970. Entretanto, no contexto da educação profissional e tecnológica do Brasil, publicações e estudos sobre a história e inserção dos auxiliares permanecem pouco explorados. O artigo tem por objetivo delinear a história e a inserção dos Auxiliares de Docente nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, destacando suas atribuições funcionais e constituição da função nos quadros da educação tecnológica. O cenário da pesquisa está delimitado na totalidade das Fatecs, sobre a qual existe previsão de designação e atuação identificada no atual Regimento Comum das Faculdades de Tecnologia. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos e também as condições funcionais atuais. Constatou-se que as atribuições efetivamente desenvolvidas pelo auxiliar de docente são voltadas aos objetivos técnico-operacionais específicos, os quais demandam conhecimento e razoável nível de experiência com as práticas em questão em cada modalidade ou eixo tecnológico. Atualmente ocorre também uma discussão sobre a reestruturação do Plano de Cargos e Salários e foram endereçadas propostas que visam sua valorização, a fim de atrair e reter profissionais para o quadro de empregos públicos, corrigindo distorções salariais e benefícios em relação às outras instituições públicas congêneres.