Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores.