Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110342
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2090
    "inscrito_id" => 8817
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA."
    "resumo" => "Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8817_TB2090_14102024195501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA D’ÁVILA PEREIRA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA COELHO"
    "autor_email" => "brendacoelhos@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110342
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2090
    "inscrito_id" => 8817
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE ENSINO RAIMUNDO SOARES DA CUNHA, EM IMPERATRIZ - MA."
    "resumo" => "Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8817_TB2090_14102024195501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA D’ÁVILA PEREIRA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA COELHO"
    "autor_email" => "brendacoelhos@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz–MA, buscando avaliar contribuições desse programa para a formação do discente. Para isso, utilizaremos referências bibliográficas e entrevistas com os pibidianos para a análise de contribuições na formação dos futuros docentes, aproximando-os dos professores em exercício. Comumente, observaram-se as aplicações de aprendizagem utilizadas nas aulas de História para a melhor compreensão dos alunos, além das reflexões que emergem do processo de construção da identidade docente, transformando-se constantemente a cada nova experiência e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que, posteriormente, serão futuros professores. Posteriormente, são abordadas as dimensões da iniciação à docência, analisando o impacto da participação dos pibidianos no PIBID e no desenvolvimento profissional e acadêmico como bolsista. Nesse contexto, são destacadas as principais aprendizagens, desafios enfrentados e a importância da troca de conhecimentos com os professores supervisores e os próprios alunos. Por fim, uma reflexão é apresentada, relacionando as experiências vivenciadas no programa com as teorias pedagógicas discutidas ao longo do curso de licenciatura. Destaca-se a importância da escola como espaço de ensino e aprendizagem significativa, bem como a relevância do compromisso e da paixão pela docência na formação de futuros educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.