O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência adquirida durante o estágio no atendimento educacional especializado (AEE), tendo como campo uma instituição de ensino fundamental da rede pública municipal, localizada em uma comunidade periférica da cidade do Recife. A partir do desenvolvimento do estágio é possível compreender e vivenciar a realidade presente no ambiente escolar e os obstáculos que restringem o processo de aprendizagem. Dubet (2008), argumenta que para desenvolver uma escola justa é necessário garantir a permanência do educando através de atividades que possibilitem a sua participação ativa e a garantia do respeito às diferenças. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas adotadas na referida escola e as abordagens metodológicas utilizadas para difundir a acessibilidade e tornar o aprendizado mais significativo e inclusivo. Segundo Pimenta e Lima (2004), o estágio é um instrumento pedagógico que permite a superação da dicotomia que cerceia a teoria e a prática. Desse modo, metodologicamente, optou-se por relacionar os conceitos teóricos associados às atividades práticas aplicadas no contexto educacional, utilizando como base a análise do cotidiano escolar, a partir da atuação dos estagiários do AEE e os desafios enfrentados para desenvolver efetivamente um ensino inclusivo. Ademais, os resultados adquiridos ao decorrer deste trabalho contribuem para o debate acerca da importância de uma educação crítica e inclusiva.