A experimentação desempenha um papel fundamental no ensino da ciência, especialmente na educação básica, onde os alunos estão desenvolvendo suas habilidades investigativas. John Dewey, enfatiza a importância da aprendizagem experimental e prática, onde a experimentação não é apenas uma ferramenta de ensino, mas um processo pelo qual os alunos constroem ativamente seu próprio conhecimento. Através da experimentação, os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos abstratos de maneira prática e tangível, promovendo uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Particularmente, a física, como disciplina fundamental, se beneficia enormemente da experimentação direta. Através de atividades práticas, os alunos podem visualizar e testar fenômenos físicos, relacionando teoria e prática de forma concreta, consolidando o conhecimento adquirido em sala de aula, estimulando o interesse pela ciência e pela investigação. Neste contexto, a medição da aceleração gravitacional (g) se destaca como uma atividade experimental simples e significativa. A determinação de g é essencial em várias áreas da física e da engenharia, e sua compreensão é fundamental para o estudo de fenômenos como movimento de corpos, órbitas planetárias e estrutura do universo. No entanto, as abordagens convencionais para medir g muitas vezes envolvem equipamentos caros, o que limita sua acessibilidade nas escolas e instituições de ensino. Dito posto, apresentamos uma proposta eficiente para a medição de g utilizando um aparato de queda livre controlado por Arduino. Iremos apresentar em detalhes o design e a montagem do aparato experimental, incluindo a seleção dos sensores e componentes, bem como o código necessário para o seu funcionamento. Os resultados obtidos são comparados com o valor padrão de g e são demonstrados altos níveis de precisão e reprodutibilidade. O método apresentado oferece uma alternativa acessível e eficaz para a medição de g, com potenciais aplicações em laboratórios de ensino, projetos de pesquisa e experimentos científicos em geral.