Este artigo teve por objetivo apresentar um estudo sobre as dificuldades e contribuições do coordenador pedagógico frente à educação inclusiva. A temática pode ser discutida por professores, coordenadores, funcionários escolares e estudantes do âmbito educacional no sentido de aprimorar as discussões e práticas sobre inclusão dentro da comunidade escolar. Essa pesquisa é de cunho qualitativo sendo subsidiados por pesquisas bibliográficas e artigos relacionados ao assunto abordado. O estudo traz a preocupação da falta de recursos pedagógicos e espaços adequados, a dificuldade de ter que lidar com profissionais despreparados, o impasse para a reestruturação e manuseio dos recursos já existentes na sala do atendimento educacional especializado, a ausência de interesse por parte dos profissionais pela busca por capacitações voltadas para a educação especial e o problema de comunicação/ contato entre coordenação, professores da sala de AEE e de sala regular destes alunos com deficiências, transtornos e/ou altas habilidades. Por fim, os resultados dos estudos realizados nos mostra a necessidade da participação da comunidade escolar como um todo para que haja discussões sobre o que diz respeito à educação inclusiva e é assegurado pelas leis, projetos e decretos, podendo assim encontrar caminhos alternativos para a superação dos obstáculos da educação inclusiva.