Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E/OU AUTISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ALTINHO - PE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As mães que cuidam de filhos com deficiência, especialmente autismo, enfrentam uma sobrecarga de estresse significativa devido às demandas especiais de cuidado. Dados do Instituto Baresi (2012) mostram que, no Brasil, 78% dos pais abandonam essas mães antes que as crianças completem cinco anos, deixando-as sem apoio familiar ou socioassistencial, resultando em altos níveis de estresse, falta de autocuidado, ansiedade, depressão e até ideação suicida. Diante desse cenário desafiador, surge o Projeto Acolher, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia do município de Altinho/PE, tendo como lastro a pesquisa baseada em uma metodologia qualitativa. O projeto realiza encontros mensais, nos quais são oferecidas formações com profissionais especializados em áreas como psicologia, assistência social e educação especial, proporcionando às mães conhecimento e ferramentas para enfrentar os desafios do cotidiano. Além disso, promove a troca de experiências entre as participantes, fortalecendo vínculos e criando uma rede de apoio solidária. O Projeto Acolher também prioriza o acolhimento individualizado, ouvindo e compreendendo as necessidades específicas de cada mãe, oferecendo orientação personalizada para cuidar de sua saúde mental e emocional. Essa abordagem visa fortalecer a autoestima e a resiliência das mães, capacitando-as para enfrentar os desafios com mais confiança e determinação. Ao adotar uma metodologia de abordagem formativa e escuta centrada nas necessidades das mães, o Projeto Acolher busca não apenas fornecer informações, mas também promover uma mudança de mentalidade e comportamento, estimulando as mães de crianças com deficiência vinculadas à Rede Municipal de Ensino de Altinho – PE para assumir um papel mais ativo no cuidado e na educação de seus filhos, causando um impacto positivo multidimensional, que vai desde a ressignificação dos papeis na família até a ampliação da participação no cotidiano escolar.

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