O presente artigo relata as dificuldades encontradas com o ensino remoto diante da diversidade das famílias brasileiras. Nessa perspectiva, tem-se as diferenças do contexto de vida de cada criança e suas famílias, aqueles com o acesso à internet e com isso ao ensino remoto, de forma mais privilegiada e outras com esse acesso de forma mais restrita e muitas vezes sem nenhuma forma de acesso. O trabalho vem ainda mostrar as dificuldades encontradas pelas escolas para transmitir às séries iniciais, não somente o conteúdo programático, e previsto no planejamento escolar, como também o dividir e compartilhar, ou seja, as demais ações pertinentes e tão importantes na fase inicial da aprendizagem, cuja LDB (Lei de Diretrizes e Bases), prevê fundamental para as crianças com até 5 anos de idade. Além do tocante a LDB, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), também apresenta dentre as suas funções a integração dos conteúdos ministrados, garantindo um aprendizado comum a todos. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, à partir do uso das atividades lúdicas e do engajamento das famílias, concluindo que o ensino remoto tornar-se-á uma realidade e um desafio das escolas e sua gestão, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino, após o período pandêmico da Covid-19, e que esses desafios seguirão para além desse período.