O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino.