Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110002
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1593
    "inscrito_id" => 5439
    "titulo" => "O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5439_TB1593_16102024144142.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Neide Dourado"
    "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110002
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1593
    "inscrito_id" => 5439
    "titulo" => "O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5439_TB1593_16102024144142.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Neide Dourado"
    "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo desse artigo explora as vantagens do uso do portfólio, incluindo sua capacidade de promover uma avaliação mais autêntica e contextualizada, bem como de incentivar a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, destaca-se a importância da orientação e feedback dos educadores no processo de criação do portfólio, garantindo que os critérios de avaliação sejam claros e consistentes. Como justificativa para esse estudo entende-se que é de grande relevância e atualidade no campo da educação por diversas razões. Em primeiro lugar, o ensino superior enfrenta constantemente o desafio de adotar métodos de avaliação que sejam mais adequados para medir a complexidade e a profundidade do aprendizado dos alunos em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. Nesse sentido, o uso do portfólio como ferramenta de avaliação oferece uma abordagem mais holística e contextualizada, permitindo que os alunos demonstrem não apenas o domínio de conteúdos específicos, mas também habilidades como análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que pesquisaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos, Araújo (2019), Perrenoud (1999), Zabala (2014), Nóvoa (2014), Libânio (2010), Zoppo et all (2022) entre outros. A presente pesquisa se desenvolve na disciplina de Alfabetização e Letramento, na qual optei por trabalhar o portfólio como uma das ferramentas de avaliação. A intencionalidade do uso do portfólio como ferramenta de avaliação no ensino superior está alinhada com uma abordagem educacional centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento pessoal. Ao incentivar os alunos a selecionarem e organizarem trabalhos e evidências de aprendizagem ao longo do tempo, o portfólio promove uma maior autoconsciência e responsabilidade pelo próprio processo de aprendizado, preparando os alunos para os desafios e demandas do mundo acadêmico e profissional. Os resultados esperados podem levar a uma avaliação mais abrangente e contextualizada, autêntica, feedback mais personalizado, estímulo à criatividade e expressão pessoal, promoção de aprendizagem significativa do aprendizado dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, tanto para os alunos quanto para os educadores e instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.