A Agenda 2030, composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem por finalidade o compromisso de atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Envolve alcançar metas em setores extremamente importantes para a humanidade e para o planeta. Índices dos ODS das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelam indicadores que demandam intervenções socioambientais. A escola é um segmento social importante para contribuir nesta direção. O estudo tem como objetivo desenvolver, com a colaboração de estudantes, diretrizes para inserção dos ODS da Agenda 2030 no currículo escolar. A pesquisa é qualitativa, exploratória e participante e está sendo realizada numa escola pública da cidade de Natal-RN. Os dados são obtidos a partir da análise documental, bibliográfica, aplicação de questionários, observação participante e grupo focal. Os temas ambientais contextualizados estão sendo investigados com a participação dos estudantes da educação básica, gerando dialogo sobre problemáticas e elaborando soluções por projetos, estudos e ações. Os documentos curriculares oficiais mostram-se em consonância com a Agenda 2030, pelo anseio da transformação da sociedade e a proteção ao meio ambiente através do desenvolvimento de competências e habilidades. O espaço escolar é o lócus para atividades educativas e ações locais em articulação com as demandas globais, a exemplo da adaptação climática e projetos baseados na natureza. Espera-se concretizar ações educativas, que integre escola - comunidade, e colabore para melhorar IDSC no município de Natal no Rio Grande do Norte.