O objetivo principal é apresentar um relato da nossa experiência acumulada em mais de uma década como educador popular, desenvolvendo pesquisas e ações de extensão sobre Literatura de Cordel e Ensino de Física, realizando minicursos e oficinas de formação de docentes, ou elaboração de cordéis com estudantes dos diversos níveis de ensino, além de ter escrito vários cordéis sobre a Física. Investigamos o potencial que estes folhetos de cordel possuem para a popularização da ciência fora das escolas e também para o ensino formal em sala de aula nas disciplinas de Ciências. Apresentaremos o relato de duas oficinas ministradas para estudantes da educação básica em três escolas paraibanas ocorridas em diferentes anos, além de apresentar os resultados obtidos com a construção de dois cordéis elaborados por estudantes de graduação em dois eventos científicos na área de ensino de Física SNEF/2019 e IISELF/2019 e a análise dos dados apresentados por cursistas participantes de um minicurso realizado no SNEF/2023. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do cordel pedagógico como produto educacional em proporcionar um ambiente favorável de aprendizagem, estimulando a criatividade dos envolvidos nas ações executadas em cada atividade. A metodologia adotada é a da pesquisa-participante de modo que o pesquisador participa do processo como interlocutor da formação realizada e também como autor dos textos apresentados aos cursistas e participantes das oficinas, e na análise dos dados optamos para uma análise qualitativa dos documentos produzidos pelos participantes, como referencial teórico nos baseamos na educação libertadora de Paulo Freire e nos trabalhos de Ciência, Cultura e Arte desenvolvidos pelo professor João Zanetic. Como principais contribuições temos que a realização de oficinas e minicursos baseados em Literatura de Cordel e Ensino de Ciências estimulam a criatividade dos estudantes, propiciando um ambiente favorável de aprendizagem.