Esta comunicação objetiva contribuir para a formação continuada de professores de línguas adicionais através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE no contexto de Relações Internacionais. Para tal, partiremos de reflexões propostas nos textos semanais da área (Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991) assim como das publicações mais recentes em LinFE (Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021; Valente & Ribeiro, 2022; Valente & Ribeiro, 2023). Além das reflexões teóricas, buscaremos refletir sobre a prática do professor de LinFE, tomando como ponto de partida a experiência no contexto de Relações Internacionais. Nossa reflexão abarcará aspectos como: 1. o papel do professor de LinFE, visto que além de todas as funções normais do professor de línguas para fins gerais, o professor de LinFE precisará ainda lidar com a análise de necessidades, o desenvolvimento de conteúdo programático, a produção, adaptação e avaliação de materiais; 2. a questão da formação do professor de LinFE, já que a grande maioria dos professores atuantes na área não foram devidamente treinados e preparados para isso; 3. e possibilidades de formação continuada para que professores de línguas adicionais sintam-se mais preparados para atender a essas demandas contemporâneas no ensino de línguas através dos pressupostos LinFE. Acreditamos que reflexões como essa são o primeiro passo no processo de capacitação docente para a atuação em LinFE, além de uma rica oportunidade para dirimir a insegurança e o desconforto de colegas ao precisarem atuar em contextos inicialmente não familiares, como gastronomia, relações internacionais, aviação, direito, entre outros, fornecendo-lhes ferramentas para tal.