Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110959
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 10880
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. Recebe financiamento do programa Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem o intuito de melhorar a qualidade da educação no Brasil, preparando futuros professores desde a graduação. Este trabalho almeja mostrar a importância e os benefícios do PIBID e tem por objetivo analisar a sua eficácia na formação de futuros professores de matemática, com foco na parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Maria Amélia Bezerra (EEMTI). Através de uma revisão da literatura e coleta de dados por meio de entrevistas, questionários e análise de documentos, busca-se avaliar o impacto do PIBID na qualidade da educação brasileira, analisando o desenvolvimento dos bolsistas como futuros professores e as melhorias na escola parceira. Além disso, o artigo visa comparar a formação dos estudantes de matemática que participam do PIBID com aqueles que não participam, destacando as diferenças na compreensão teórica e na experiência prática antes de ingressarem na carreira docente. Assim, observa-se que os estudantes do curso de matemática que participam do (PIBID) têm a oportunidade de integrar teoria e prática desde cedo em sua formação como professores, através de atividades práticas, supervisão de professores experientes e formações complementares. Isso os prepara de forma mais completa para os desafios da carreira. Em contrapartida, os estudantes que não participam do PIBID podem ter uma compreensão mais teórica do ensino e menos experiência prática antes de ingressarem na profissão como docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10880_TB2937_08042024185942.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE GERALDO BACURAU"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.bacurau@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110959
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 10880
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. Recebe financiamento do programa Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem o intuito de melhorar a qualidade da educação no Brasil, preparando futuros professores desde a graduação. Este trabalho almeja mostrar a importância e os benefícios do PIBID e tem por objetivo analisar a sua eficácia na formação de futuros professores de matemática, com foco na parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Maria Amélia Bezerra (EEMTI). Através de uma revisão da literatura e coleta de dados por meio de entrevistas, questionários e análise de documentos, busca-se avaliar o impacto do PIBID na qualidade da educação brasileira, analisando o desenvolvimento dos bolsistas como futuros professores e as melhorias na escola parceira. Além disso, o artigo visa comparar a formação dos estudantes de matemática que participam do PIBID com aqueles que não participam, destacando as diferenças na compreensão teórica e na experiência prática antes de ingressarem na carreira docente. Assim, observa-se que os estudantes do curso de matemática que participam do (PIBID) têm a oportunidade de integrar teoria e prática desde cedo em sua formação como professores, através de atividades práticas, supervisão de professores experientes e formações complementares. Isso os prepara de forma mais completa para os desafios da carreira. Em contrapartida, os estudantes que não participam do PIBID podem ter uma compreensão mais teórica do ensino e menos experiência prática antes de ingressarem na profissão como docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10880_TB2937_08042024185942.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE GERALDO BACURAU"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.bacurau@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. Recebe financiamento do programa Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem o intuito de melhorar a qualidade da educação no Brasil, preparando futuros professores desde a graduação. Este trabalho almeja mostrar a importância e os benefícios do PIBID e tem por objetivo analisar a sua eficácia na formação de futuros professores de matemática, com foco na parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Maria Amélia Bezerra (EEMTI). Através de uma revisão da literatura e coleta de dados por meio de entrevistas, questionários e análise de documentos, busca-se avaliar o impacto do PIBID na qualidade da educação brasileira, analisando o desenvolvimento dos bolsistas como futuros professores e as melhorias na escola parceira. Além disso, o artigo visa comparar a formação dos estudantes de matemática que participam do PIBID com aqueles que não participam, destacando as diferenças na compreensão teórica e na experiência prática antes de ingressarem na carreira docente. Assim, observa-se que os estudantes do curso de matemática que participam do (PIBID) têm a oportunidade de integrar teoria e prática desde cedo em sua formação como professores, através de atividades práticas, supervisão de professores experientes e formações complementares. Isso os prepara de forma mais completa para os desafios da carreira. Em contrapartida, os estudantes que não participam do PIBID podem ter uma compreensão mais teórica do ensino e menos experiência prática antes de ingressarem na profissão como docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.