Nós, professores (as) pesquisadores (as), durante o processo de análise utilizamos diversas ferramentas voltadas à interpretação de dados. Frente a isso, temos como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento de uma oficina de iramuteq para análise de dados textuais, realizada no âmbito do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) e motivada pela iniciação científica na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Como aportes teóricos, dialogamos, principalmente, com estudos que tematizam o uso do software iramuteq, bem como suas potencialidades percebidas no campo da pesquisa em educação matemática. Como metodologia, optamos pelo registro de experiências vivenciadas, com foco na descrição crítica e reflexiva. Inicialmente, aplicamos um questionário aberto, composto por 5 (cinco) perguntas, para os 5 (cinco) participantes, durante a realização da oficina intitulada “O uso do iramuteq para análise de dados textuais”, no ano de 2024. A oficina foi dividida em três momentos: a) Softwares na Pesquisa Educacional, b) O Iramuteq e c) Como tratar textos e gerar análises. Os resultados demarcam as especificidades do uso do software em articulação com a realidade dos envolvidos. De maneira mais específica, o grupo aponta para aspectos da pesquisa e da escrita acadêmica, uma vez que alguns possuem certa dificuldade na análise, o trabalho também destaca as possibilidades de utilização do iramuteq e o seu potencial para aplicação em diferentes áreas de conhecimento. Por fim, a técnica de análise de similitude nos trouxe um olhar aguçado, uma leitura possível e interpretativa para o corpus em questão, requerendo de nós certa subjetividade no processo analítico do grafo. A experiência reforçou a importância de ferramentas avançadas na pesquisa educacional e como elas podem enriquecer a análise de dados, sem perder de vista a nossa interferência como professores (as) pesquisadores (as), sempre em formação.