Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“TERREIRO QUILOMBO CAXIAS”: EPISTEMOLOGIAS OUTRAS E ESCOLAS DE SAMBA DE UM MUNICÍPIO NEGRO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na esteira dos saberes epistemológicos diversas são as formas de teorizar o conhecimento. Algumas empreendem noções de tempo e espaço que subvertem o cânone ocidental colonialista, como: os saberes das escolas de samba nas periferias urbanas. Em vista disso, o trabalho tem como objetivo observar como as escolas de samba de Duque de Caxias-RJ - instituições de organização fundamental e originalmente negra como os terreiros e quilombos - constituíram/constituem processos educativos a partir de outras epistemologias e seus sujeitos no território. Em termos teóricos, o pensamento social negro-brasileiro e a teoria decolonial se fazem fundamentais. Em termos metodológicos, foram feitas revisão bibliográfica, por meio de referências que versam sobre o tema; análise de fontes, como revistas eletrônicas e jornais; e observação participante, por meio da inserção da autora na agremiação Acadêmicos do Grande Rio. Por fim, os achados desta pesquisa possibilitam evidenciar e dar continuidade aos conhecimentos formativos dos sujeitos de maneira histórica e socialmente referenciada, produzidos pelas instituições de primeira ordem carnavalesca numa região pouco conhecida por isso. Embora tenham sido identificadas limitações bibliográficas para o recorte da delimitação temática do trabalho, as fontes e inserção comunitária da autora se apresentam como valorosos recursos para o alcance do objetivo do mesmo.

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