As histórias em quadrinhos têm sido um recurso educacional versátil, oferecendo narrativas diversas em múltiplas temáticas. Este estudo investiga o papel da audiodescrição como ferramenta inclusiva no âmbito dos quadrinhos, visando aprimorar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual e beneficiar um público mais amplo. Baseando-se no trabalho de Correia-Silva, Paiva e teóricos da inclusão educacional, este estudo qualitativo utiliza pesquisa bibliográfica para explorar as possíveis aplicações da audiodescrição em quadrinhos. A pesquisa em andamento pelo grupo de Educação e Quadrinhos busca construir um arcabouço teórico e argumentativo. Ao introduzir uma tecnologia assistiva no universo dos quadrinhos, o estudo visa abordar barreiras inclusivas nas práticas educacionais, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais acessível. No entanto, apesar dos avanços na pesquisa de educação inclusiva relacionada aos quadrinhos, ainda há uma lacuna significativa no desenvolvimento de materiais adaptados para pessoas com deficiência visual. Um desafio significativo é a complexidade da audiodescrição, que requer o envolvimento de profissionais especializados para uma implementação adequada. Essa limitação evidencia a necessidade de mais exploração e inovação na audiodescrição em quadrinhos. Embora os benefícios potenciais sejam evidentes, popularizar a audiodescrição de quadrinhos ainda não parece algo viável. Por fim, este estudo destaca a importância de usar a audiodescrição para promover a inclusão nos quadrinhos, especialmente em ambientes educacionais a fim de enriquecer a experiência de leitura para todos, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e acessível.