Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DE HISTÓRIA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo busca discutir como os povos indígenas são abordados nos livros didáticos, em específico, no livro do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Cajazeiras/PB. Escolhemos o 7º ano porque o consideramos relevante no recorte de anos do ensino fundamental, haja visto a fase da adolescência em que estes alunos se encontram, aptos a fazerem discussões mais complexas. Neste sentido, compreendemos que a forma como os livros didáticos abordam a história e as culturas dos povos indígenas, é igualmente importante. Nos perguntamos: nos livros didáticos há um novo modo de ensinar sobre a história e as culturas dos povos indígenas do Brasil? Assim, nos debruçamos sobre a pesquisa bibliográfica com viés de análise do conteúdo, haja visto que traçaremos um olhar analítico sobre as imagens e textos apresentados neste livro acerca dos povos indígenas do Brasil, pois entendemos que a forma como esses povos são abordados nas escolas desempenha um papel crucial na formação da consciência histórica e na promoção do respeito à diversidade cultural, por parte dos alunos. Ao analisarmos estes livros didáticos podemos encontrar ou não abordagens mais inclusiva e diversificada, da história indígena, reconhecendo sua importância na formação da identidade nacional e na compreensão da diversidade étnico-cultural brasileira. Os resultados desta pesquisa podem fornecer informações importantes para educadores e escolas, em busca da garantia de uma representação mais justa dos povos indígenas, que contribua para a promoção da diversidade étnica e cultural do Brasil.

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