OLIVEIRA, Naraiane Santiago De et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/109506>. Acesso em: 22/11/2024 13:04
A compreensão das operações aritméticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) é parte necessária para o desenvolvimento do currículo de Matemática, tornando-se uma base para o avanço de outros conteúdos a serem trabalhados no decorrer da vida escolar dos estudantes. Diante dessa observação e da socialização das experiências no Estágio Supervisionado I e II, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, onde foram recorrentes as narrativas de dificuldades dos alunos perante as operações básicas foi estudado, planejado e executado um projeto de extensão no Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central, chamado “A conta é de quê?”, onde os extensionistas graduandos do curso de Licenciatura em Matemática construíram e aplicaram instrumentos de ensino que pudessem facilitar o aprendizado dessas operações. A divisão foi o foco principal do instrumento de ensino a ser discutido neste trabalho, que dentre as operações fundamentais é a última a ser ensinada uma vez que seus procedimentos envolvem diretamente ou indiretamente as demais. Vale destacar que o instrumento produzido nomeado “Organizando a Divisão” foi construído com o objetivo de fazer com que os alunos observassem, compreendessem o algoritmo da divisão, e com isso notassem a importância de organizar a operação para desenvolver o cálculo mental. Antes da aplicação do instrumento de ensino em escolas públicas de ensino básico em Teresina - PI aconteceu um estudo sobre o algoritmo das divisões, construção do instrumento, testagem junto a uma banca de avaliadores para em seguida ser aplicado nas escolas públicas. Como resultado, durante a sua aplicação, constatamos compreensão do algoritmo da divisão com a organização da operação respeitando a ordem e a classe dos algarismos levando os estudantes a verem de forma mais clara o valor dos números, podendo assim manipular os valores de maneira efetiva para a obtenção do resultado desejado.