MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112123 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4626 "inscrito_id" => 13253 "titulo" => "MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A geometria é um dos campos do conhecimento matemático que passou por grandes mudanças ao longo do tempo, sendo fundamental destacar seus precursores históricos. Muitas vezes, a geometria parece distante da realidade dos estudantes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre como a geometria nos anos iniciais está sendo discutida nos meios acadêmicos. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando fontes como BDTD, SCIELO e Google Acadêmico. O aporte teórico baseou-se em autores como Janaina Vasconcelos e Luziette Amarilha, entre outros que tratam do tema. Espera-se alcançar resultados que demonstrem a necessidade de contextualizar o ensino da geometria e os livros didáticos de acordo com a realidade dos alunos, ressaltando como esse conteúdo é fundamental para a construção do pensamento matemático. Além disso, durante a pesquisa, constatamos que as universidades federais são as que mais publicam sobre o referido tema. Conclui-se que é essencial focar na formação de professores para resgatar o sentido e a importância dessa área do conhecimento nas aulas de matemática, deixando claro o propósito das atividades desenvolvidas para os estudantes. Também observamos que os autores, em seus trabalhos, se dedicaram a abordar a formação de professores e a perda histórica da importância da geometria nas escolas do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13253_TB4626_27102024175306.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.soares@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112123 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4626 "inscrito_id" => 13253 "titulo" => "MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A geometria é um dos campos do conhecimento matemático que passou por grandes mudanças ao longo do tempo, sendo fundamental destacar seus precursores históricos. Muitas vezes, a geometria parece distante da realidade dos estudantes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre como a geometria nos anos iniciais está sendo discutida nos meios acadêmicos. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando fontes como BDTD, SCIELO e Google Acadêmico. O aporte teórico baseou-se em autores como Janaina Vasconcelos e Luziette Amarilha, entre outros que tratam do tema. Espera-se alcançar resultados que demonstrem a necessidade de contextualizar o ensino da geometria e os livros didáticos de acordo com a realidade dos alunos, ressaltando como esse conteúdo é fundamental para a construção do pensamento matemático. Além disso, durante a pesquisa, constatamos que as universidades federais são as que mais publicam sobre o referido tema. Conclui-se que é essencial focar na formação de professores para resgatar o sentido e a importância dessa área do conhecimento nas aulas de matemática, deixando claro o propósito das atividades desenvolvidas para os estudantes. Também observamos que os autores, em seus trabalhos, se dedicaram a abordar a formação de professores e a perda histórica da importância da geometria nas escolas do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13253_TB4626_27102024175306.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SOARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.soares@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }