A geometria é um dos campos do conhecimento matemático que passou por grandes mudanças ao longo do tempo, sendo fundamental destacar seus precursores históricos. Muitas vezes, a geometria parece distante da realidade dos estudantes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre como a geometria nos anos iniciais está sendo discutida nos meios acadêmicos. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando fontes como BDTD, SCIELO e Google Acadêmico. O aporte teórico baseou-se em autores como Janaina Vasconcelos e Luziette Amarilha, entre outros que tratam do tema. Espera-se alcançar resultados que demonstrem a necessidade de contextualizar o ensino da geometria e os livros didáticos de acordo com a realidade dos alunos, ressaltando como esse conteúdo é fundamental para a construção do pensamento matemático. Além disso, durante a pesquisa, constatamos que as universidades federais são as que mais publicam sobre o referido tema. Conclui-se que é essencial focar na formação de professores para resgatar o sentido e a importância dessa área do conhecimento nas aulas de matemática, deixando claro o propósito das atividades desenvolvidas para os estudantes. Também observamos que os autores, em seus trabalhos, se dedicaram a abordar a formação de professores e a perda histórica da importância da geometria nas escolas do Brasil.