A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma.