O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada em nível de mestrado que investigou a formação docente para atuação com estudantes com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental. O mesmo justifica-se pela necessidade de vislumbrar novas possibilidades formativas, considerando que a formação acadêmica inicial tem se mostrado insuficiente para subsidiar a prática pedagógica, de acordo com profissionais da escola pesquisada. A memória de professores foi considerada como importante recurso para a inclusão escolar. Foi definido como o objetivo geral: identificar experiências vividas por professores especialistas que contribuíram na construção de conhecimentos pedagógicos para atuação junto a estudantes com deficiência. E como objetivos específicos: 1º - trazer à consciência experiências dos professores com relação à sua atuação com pessoa com deficiência; 2º - identificar emoções e sentimentos envolvidos nas experiências narradas; 3º identificar situações indutoras para as emoções e sentimentos. Como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo engajada (GATTI, 2014), na metodologia foram utilizados questionário de caracterização dos sujeitos participantes, proposta de escrita de uma micronarrativa autobiográfica com explanação de um incidente crítico e entrevista semiestruturada. A análise de prosa, conceituada por ANDRÉ (1983), foi utilizada para analisar as informações produzidas. Os principais referentes teóricos foram WALLON (1986), MAHONEY, ALMEIDA(2005), BOSI (1994), DAMÁSIO (2022), EZPELETA, ROCKWELL (1989), PRANDINI (2010) e LUDKE, ANDRÉ (1986). Concluímos que a evocação de memórias por meio da escrita de incidentes críticos foi responsável por trazer à consciência as dificuldades impostas por algumas situações e os saberes construídos para vencê-las, antes ditos como não sabidos por não serem acadêmicos. Também permitiu identificar o fio condutor das decisões para solucionar os conflitos e os sentimentos envolvidos nesses momentos, sendo geralmente as situações de mal -estar as molas propulsoras para a construção de saberes capazes de revertê-las.