Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEXUALIDADE, RELIGIÃO E ETNIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO ANIME “CASTLEVANIA NOCTURNE” NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112829
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5619
    "inscrito_id" => 2536
    "titulo" => "SEXUALIDADE, RELIGIÃO E ETNIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO ANIME “CASTLEVANIA NOCTURNE” NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os animes são animações que originam-se do Japão, onde sua maioria são elaboradas a partir de quadrinhos japoneses, popularmente conhecidos como mangás. O gênero de tais obras é diverso e pode retratar situações cotidianas, possibilitando ao telespectador adquirir informações relevantes para o seu desenvolvimento, além de se tornar uma fonte relativa de conhecimento externo do ambiente escolar. A escola por sua vez, têm um papel importante no repasse desses saberes, atuando como um ponto central e aprofundado de ensino. O anime Castlevania Nocturne apresenta várias figuras representativas no desenrolar de sua história, por exemplo a Annette na qual é uma personagem negra que porta uma forte ligação com Ogum (divindade pertencente a uma religião de matriz africana), e o Olrox, que faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ juntamente com Mizrak. O presente artigo trata-se de uma proposta de sequência didática para alunos do 2º ano do ensino médio que será seguido determinados parâmetros da BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, utilizando como base os episódios 1 e 6 de Castlevania Nocturne no ensino de alguns fatores presentes na sociedade, sendo eles, sexualidade, religião e etnia para que os discentes possam entender mais sobre a diversidade. Com isso, será possível repassar o assunto de maneira lúdica aos alunos, através de uma metodologia ativa que será dividida em duas etapas, sendo a primeira introdutória e a segunda a exibição dos episódios 1 e 6. A partir da sequência didática espera-se que os alunos possam ter uma melhor assimilação de competências e habilidades atreladas com o meio social, possibilitando que os mesmos aprendam certas relações envolvidas com as diferenças, como contextos éticos e morais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2536_TB5619_23052024205222.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior"
    "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112829
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5619
    "inscrito_id" => 2536
    "titulo" => "SEXUALIDADE, RELIGIÃO E ETNIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO ANIME “CASTLEVANIA NOCTURNE” NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os animes são animações que originam-se do Japão, onde sua maioria são elaboradas a partir de quadrinhos japoneses, popularmente conhecidos como mangás. O gênero de tais obras é diverso e pode retratar situações cotidianas, possibilitando ao telespectador adquirir informações relevantes para o seu desenvolvimento, além de se tornar uma fonte relativa de conhecimento externo do ambiente escolar. A escola por sua vez, têm um papel importante no repasse desses saberes, atuando como um ponto central e aprofundado de ensino. O anime Castlevania Nocturne apresenta várias figuras representativas no desenrolar de sua história, por exemplo a Annette na qual é uma personagem negra que porta uma forte ligação com Ogum (divindade pertencente a uma religião de matriz africana), e o Olrox, que faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ juntamente com Mizrak. O presente artigo trata-se de uma proposta de sequência didática para alunos do 2º ano do ensino médio que será seguido determinados parâmetros da BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, utilizando como base os episódios 1 e 6 de Castlevania Nocturne no ensino de alguns fatores presentes na sociedade, sendo eles, sexualidade, religião e etnia para que os discentes possam entender mais sobre a diversidade. Com isso, será possível repassar o assunto de maneira lúdica aos alunos, através de uma metodologia ativa que será dividida em duas etapas, sendo a primeira introdutória e a segunda a exibição dos episódios 1 e 6. A partir da sequência didática espera-se que os alunos possam ter uma melhor assimilação de competências e habilidades atreladas com o meio social, possibilitando que os mesmos aprendam certas relações envolvidas com as diferenças, como contextos éticos e morais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2536_TB5619_23052024205222.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior"
    "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os animes são animações que originam-se do Japão, onde sua maioria são elaboradas a partir de quadrinhos japoneses, popularmente conhecidos como mangás. O gênero de tais obras é diverso e pode retratar situações cotidianas, possibilitando ao telespectador adquirir informações relevantes para o seu desenvolvimento, além de se tornar uma fonte relativa de conhecimento externo do ambiente escolar. A escola por sua vez, têm um papel importante no repasse desses saberes, atuando como um ponto central e aprofundado de ensino. O anime Castlevania Nocturne apresenta várias figuras representativas no desenrolar de sua história, por exemplo a Annette na qual é uma personagem negra que porta uma forte ligação com Ogum (divindade pertencente a uma religião de matriz africana), e o Olrox, que faz parte da comunidade LGBTQIAPN+ juntamente com Mizrak. O presente artigo trata-se de uma proposta de sequência didática para alunos do 2º ano do ensino médio que será seguido determinados parâmetros da BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, utilizando como base os episódios 1 e 6 de Castlevania Nocturne no ensino de alguns fatores presentes na sociedade, sendo eles, sexualidade, religião e etnia para que os discentes possam entender mais sobre a diversidade. Com isso, será possível repassar o assunto de maneira lúdica aos alunos, através de uma metodologia ativa que será dividida em duas etapas, sendo a primeira introdutória e a segunda a exibição dos episódios 1 e 6. A partir da sequência didática espera-se que os alunos possam ter uma melhor assimilação de competências e habilidades atreladas com o meio social, possibilitando que os mesmos aprendam certas relações envolvidas com as diferenças, como contextos éticos e morais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.