Ensinar literatura brasileira para um público jovem do Ensino Médio de escola pública é sempre um desafio prazeroso. Fazer com que a leitura invada cada canto da escola, da casa, da vida do estudante é uma tarefa árdua, porque o professor de literatura disputa a atenção com os aparelhos celulares conectados às redes sociais acessíveis aos jovens estudantes. O objetivo deste texto é apresentar passos metodológicos utilizados para o ensino de literatura brasileira, conforme aparecem nos manuais didáticos, nas discussões sobre o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha (1902). Sabendo que o livro euclidiano tem como temática o massacre contra a população sertaneja e pobre, ocorrido em Canudos, cidade baiana, cenário da Guerra de Canudos (1896-1897), é de interesse investigar como e quais textos dialogam com Os Sertões. Utilizando uma pesquisa investigativa, recorreremos a manuais de Língua Portuguesa, volume 3, de cinco editoras interligadas ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Como a tragédia ocorrida em Canudos foi orquestrada pelas autoridades, representadas pelas instituições Estado e Igreja, a linguagem empregada e as estratégias de leitura utilizadas para discutir o assunto possuem um alto índice de complexidade. Através deste estudo, esperamos proporcionar reflexões sobre os diálogos entre a literatura e outras manifestações artísticas e culturais, bem como avaliar as estratégias utilizadas por manuais didáticos que discutem a Guerra de Canudos pelo viés literário.