O ensino de ciências nas escolas públicas enfrenta, atualmente, sérias limitações devido a metodologias ineficazes, excessivamente teóricas e pouco envolventes, resultando em um significativo desinteresse por parte dos alunos. Diante desse cenário, a Prefeitura Municipal de Fortaleza tomou a iniciativa, em 2022, de adquirir 159 kits móveis de laboratório de ciências. Esses kits são compostos por unidades de armazenagem, equipamentos de transporte, materiais didáticos e insumos, destinados a fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas de ensino fundamental, especificamente nos anos finais. Este estudo teve como objetivo principal relatar a experiência tanto dos alunos quanto do professor em relação ao uso do laboratório móvel de ciências em sala de aula. Além disso, buscou-se realizar uma análise exploratório descritiva do equipamento adquirido pelo município, com o intuito de avaliar sua eficácia no ensino de ciências. Os relatos foram gerados a partir de aulas ministradas para turmas de sexto e oitavo anos do ensino fundamental, utilizando os equipamentos do laboratório móvel. O foco foi fornecer suporte aos seguintes temas: "célula como unidade da vida" para os alunos do sexto ano e "circuitos elétricos" para os alunos do oitavo ano. Os estudantes demonstraram interesse em manusear os equipamentos, e a receptividade ao conteúdo teórico associado às atividades práticas foi notável. No entanto, observou-se que a quantidade de equipamentos disponíveis se mostrou insuficiente para atender a todos os alunos da sala. Os laboratórios móveis, sem dúvida, representam fontes valiosas de conhecimento científico, capazes de despertar a curiosidade dos estudantes quando integrados a aulas bem planejadas. No entanto, é imperativo um maior investimento para garantir uma oferta adequada de materiais para uso simultâneo, bem como uma reposição regular de insumos perecíveis, a fim de otimizar sua utilização.