No contexto educacional contemporâneo, a figura do professor investigador tem se destacado como um agente fundamental na promoção da qualidade do ensino e na construção do conhecimento. Esta abordagem pedagógica propõe que o educador assuma um papel ativo na investigação e reflexão sobre sua prática, buscando constantemente aprimorar suas metodologias e estratégias de ensino. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo explorar algumas reflexões sobre o papel do professor investigador, com base em ensinamentos de Ludke (2001), Raush (2012) e Fagundes (2016). Foram analisadas as principais ideias e conceitos apresentados por esses autores, destacando suas contribuições para a compreensão dessa abordagem pedagógica. Além disso, buscamos integrar essas reflexões com a nossa própria experiência e percepções sobre o assunto. Destacou-se que o professor investigador é aquele que, além de transmitir conhecimento, também está constantemente engajado na reflexão sobre sua prática pedagógica, compreendendo as necessidades e características individuais de seus alunos e adaptando suas estratégias de ensino para atender a essas demandas. Evidenciou-se ainda a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento profissional do educador bem como a relevância da colaboração e do compartilhamento de experiências entre os professores investigadores. Concluiu-se, dessa forma, que ser professor investigador é uma oportunidade de impactar o conhecimento e a sociedade mediante a busca incessante por novas ideias e soluções.