Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVA DE VIDA ACADÊMICO-PROFISSIONAL: DA GRADUAÇÃO AO DOUTORADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3089
    "inscrito_id" => 11395
    "titulo" => "NARRATIVA DE VIDA ACADÊMICO-PROFISSIONAL: DA GRADUAÇÃO AO DOUTORADO"
    "resumo" => "O ano de 2020, foi um ano desafiador. Esse foi o período que iniciei o doutorado em uma universidade federal no estado do Ceará e ao mesmo tempo estivemos imersos no maior desafio do século XXI: a pandemia da COVID-19. Nesse interim, que nos adaptamos ao “novo normal” segui os rumos do meu sonho e fui desafiado a refletir sobre a minha trajetória acadêmico-profissional. Como principiante da “escrita sobre si” fui orientado a me imaginar em uma viagem, que ao longo do percurso deveria ir juntando elementos para levar na bagagem. Com isso, o objetivo desse estudo é descrever as principais passagens acadêmicas e profissionais que fomentaram a minha chegada no doutorado e o meu objeto de estudo. Me utilizei da narrativa, para refletir sobre as aproximações e experiências a partir de um olhar sobre a saúde e a educação, sobre o ensino na saúde e sobre a saúde coletiva, em um movimento que me permitiu assumir o “papel de artesão”. Os resultados foram construídos a partir das seguintes passagens: Como ponto de partida, a minha formação inicial na graduação – A formação em educação física; A primeira parada e as experiências profissionais – à docência na educação básica e o binômio saúde-educação; Uma parada para aprendizagem em serviço – a Residência Multiprofissional em Saúde e a preceptoria; e a chegada na pós-graduação stricto sensu – O mestrado, a chegada no doutorado e o desenho reflexivo sobre o objeto de estudo de tese. Com isso, a longa viagem que refiz através de construções reflexivas e memórias me possibilitou um amadurecimento pessoal, um conhecimento de si; trouxe muita tranquilidade, e uma felicidade extrema que me cativam a partir de busca por novas experiências e descobertas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11395_TB3089_23042024142110.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO AGOSTINHO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO AGOSTINHO"
    "autor_email" => "joaonetoedf@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3089
    "inscrito_id" => 11395
    "titulo" => "NARRATIVA DE VIDA ACADÊMICO-PROFISSIONAL: DA GRADUAÇÃO AO DOUTORADO"
    "resumo" => "O ano de 2020, foi um ano desafiador. Esse foi o período que iniciei o doutorado em uma universidade federal no estado do Ceará e ao mesmo tempo estivemos imersos no maior desafio do século XXI: a pandemia da COVID-19. Nesse interim, que nos adaptamos ao “novo normal” segui os rumos do meu sonho e fui desafiado a refletir sobre a minha trajetória acadêmico-profissional. Como principiante da “escrita sobre si” fui orientado a me imaginar em uma viagem, que ao longo do percurso deveria ir juntando elementos para levar na bagagem. Com isso, o objetivo desse estudo é descrever as principais passagens acadêmicas e profissionais que fomentaram a minha chegada no doutorado e o meu objeto de estudo. Me utilizei da narrativa, para refletir sobre as aproximações e experiências a partir de um olhar sobre a saúde e a educação, sobre o ensino na saúde e sobre a saúde coletiva, em um movimento que me permitiu assumir o “papel de artesão”. Os resultados foram construídos a partir das seguintes passagens: Como ponto de partida, a minha formação inicial na graduação – A formação em educação física; A primeira parada e as experiências profissionais – à docência na educação básica e o binômio saúde-educação; Uma parada para aprendizagem em serviço – a Residência Multiprofissional em Saúde e a preceptoria; e a chegada na pós-graduação stricto sensu – O mestrado, a chegada no doutorado e o desenho reflexivo sobre o objeto de estudo de tese. Com isso, a longa viagem que refiz através de construções reflexivas e memórias me possibilitou um amadurecimento pessoal, um conhecimento de si; trouxe muita tranquilidade, e uma felicidade extrema que me cativam a partir de busca por novas experiências e descobertas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID11395_TB3089_23042024142110.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO AGOSTINHO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO AGOSTINHO"
    "autor_email" => "joaonetoedf@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ano de 2020, foi um ano desafiador. Esse foi o período que iniciei o doutorado em uma universidade federal no estado do Ceará e ao mesmo tempo estivemos imersos no maior desafio do século XXI: a pandemia da COVID-19. Nesse interim, que nos adaptamos ao “novo normal” segui os rumos do meu sonho e fui desafiado a refletir sobre a minha trajetória acadêmico-profissional. Como principiante da “escrita sobre si” fui orientado a me imaginar em uma viagem, que ao longo do percurso deveria ir juntando elementos para levar na bagagem. Com isso, o objetivo desse estudo é descrever as principais passagens acadêmicas e profissionais que fomentaram a minha chegada no doutorado e o meu objeto de estudo. Me utilizei da narrativa, para refletir sobre as aproximações e experiências a partir de um olhar sobre a saúde e a educação, sobre o ensino na saúde e sobre a saúde coletiva, em um movimento que me permitiu assumir o “papel de artesão”. Os resultados foram construídos a partir das seguintes passagens: Como ponto de partida, a minha formação inicial na graduação – A formação em educação física; A primeira parada e as experiências profissionais – à docência na educação básica e o binômio saúde-educação; Uma parada para aprendizagem em serviço – a Residência Multiprofissional em Saúde e a preceptoria; e a chegada na pós-graduação stricto sensu – O mestrado, a chegada no doutorado e o desenho reflexivo sobre o objeto de estudo de tese. Com isso, a longa viagem que refiz através de construções reflexivas e memórias me possibilitou um amadurecimento pessoal, um conhecimento de si; trouxe muita tranquilidade, e uma felicidade extrema que me cativam a partir de busca por novas experiências e descobertas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.