O ano de 2020, foi um ano desafiador. Esse foi o período que iniciei o doutorado em uma universidade federal no estado do Ceará e ao mesmo tempo estivemos imersos no maior desafio do século XXI: a pandemia da COVID-19. Nesse interim, que nos adaptamos ao “novo normal” segui os rumos do meu sonho e fui desafiado a refletir sobre a minha trajetória acadêmico-profissional. Como principiante da “escrita sobre si” fui orientado a me imaginar em uma viagem, que ao longo do percurso deveria ir juntando elementos para levar na bagagem. Com isso, o objetivo desse estudo é descrever as principais passagens acadêmicas e profissionais que fomentaram a minha chegada no doutorado e o meu objeto de estudo. Me utilizei da narrativa, para refletir sobre as aproximações e experiências a partir de um olhar sobre a saúde e a educação, sobre o ensino na saúde e sobre a saúde coletiva, em um movimento que me permitiu assumir o “papel de artesão”. Os resultados foram construídos a partir das seguintes passagens: Como ponto de partida, a minha formação inicial na graduação – A formação em educação física; A primeira parada e as experiências profissionais – à docência na educação básica e o binômio saúde-educação; Uma parada para aprendizagem em serviço – a Residência Multiprofissional em Saúde e a preceptoria; e a chegada na pós-graduação stricto sensu – O mestrado, a chegada no doutorado e o desenho reflexivo sobre o objeto de estudo de tese. Com isso, a longa viagem que refiz através de construções reflexivas e memórias me possibilitou um amadurecimento pessoal, um conhecimento de si; trouxe muita tranquilidade, e uma felicidade extrema que me cativam a partir de busca por novas experiências e descobertas.