O ensino de ecologia nas séries finais da educação básica é muito rico em detalhes e conceitos importantes. Sabendo que a realização de oficinas no ambiente escolar estimula o aprendizado dos alunos, bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto biologia, desenvolveram uma intervenção na forma de oficina de criação de miniecossistemas em potes de vidros. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma estratégia de ensino que favorecesse a alfabetização científica e o protagonismo dos estudantes. A produção dessa atividade foi discutida através de reuniões de planejamento com o professor supervisor e a execução contou com dois momentos de aplicação. No primeiro momento foi realizado a apresentação dos principais conceitos introdutórios da ecologia de ecossistemas e no segundo momento da oficina foi realizada a montagem dos miniecossistemas. Para a produção dos ecossistemas foi necessário o uso de potes de vidro, areia, água, carvão mineral, pedras, musgos, plantas de pequeno porte, fungos e invertebrados. Durante a apresentação dos conteúdos e a realização das montagens dos ecossistemas, observou-se que a metodologia despertou bastante a curiosidade dos discentes da escola campo. O desenvolvimento dessa atividade mostrou que o uso de práticas na forma de oficinas contribuiu para solidificar o conhecimento de ecologia e favoreceu o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento.