A evasão no ensino superior é um dos problemas que mais afetam instituições e alunos durante a graduação. Analisar as causas desta evasão é de vital importância para que tais números possam diminuir e, desse modo, os alunos possam concluir seus cursos com qualidade. Com a Licenciatura em Física e Matemática o cenário não é diferente, pois a área de exatas é considerada difícil a partir de uma cultura escolar consolidada e equivocada. A proposta deste trabalho consiste em apresentar dados quantitativos para uma análise mais geral dos índices de evasão entre os alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, discutir qualitativamente, com base nos dados coletados e nas percepções de aluna(o)s matriculados e evadido(a)s dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do Cefet/RJ, Uned-Petrópolis, as percepções que eles têm sobre a permanência nestas duas licenciaturas. Buscamos na pesquisa qualitativa e quantitativa, instrumentos que colaborassem para nossa coleta de dados e assim conseguíssemos responder à questão de investigação. Optamos pela pesquisa documental para analisar os dados de evasão no estado do Rio de Janeiro e pela entrevista semiestruturada para captar as percepções dos alunos. Nossas bases teóricas tiveram como referência os estudos de ARRUDA, (2006), CAMPOS (2018), FERREIRA (2017), LOUZANO (2010), dentre outros. Finalizada nossa pesquisa, podemos inferir que a inserção de políticas públicas de alimentação e transporte são urgentes para o contexto analisado. Além destas políticas, a capacitação do corpo docente sobre o perfil do aluno ingressante também se mostrou urgente. Assim sendo, nossa pesquisa sugere que é necessário buscar novas ações que valorizem tanto os professores do curso quanto o percurso acadêmico dos alunos. Se não fizermos algo urgente, correremos o risco da falta de professores para a Educação Básica na área de exatas.