Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHER CIENTISTA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E CONCEITO SOB A ÓTICA FOCAULTIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 8670
    "titulo" => "MULHER CIENTISTA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E CONCEITO SOB A ÓTICA FOCAULTIANA"
    "resumo" => "Esta comunicação oral trata sobre o tema “Mulher cientista: reflexões sobre gênero e conceito sob a ótica focaultiana”. O qual tem como objetivo trazer reflexões sobre como a história natural nos séculos XVII e XVIII trouxe uma forma de conhecimento que deu uma nova definição aos conceitos do "gênero" ou de "caráter" e que introduziu conceitos novos como o de "classificação natural" que é, antes de tudo, um conjunto de regras para dispor em série enunciados, um conjunto obrigatório de esquemas de dependências, de ordem e de sucessões em que se distribuem os elementos recorrentes que podem valer como conceitos científicos. Problematizando o apagamento constatado sobre a História das mulheres, a compreensão de como reverbera em diversos campos, inclusive no Ensino de Ciências. Conscientizando sobre a desigualdade de gênero na Ciência que é sempre algo muito instigante a ser refletido, pois mesmo nos ambientes e instituições consideradas mais democráticas, como as instituições educacionais, essa desigualdade é facilmente perceptível. Acreditamos ser de fundamental importância compreender quais as raízes conceituais no Ensino de Ciências, refletindo sobre questões diversas como as de gênero, poder e identidade. Muitas vezes, esses estudos dialogam com os estudos focaultianos que discutem constituições históricas relacionadas às práticas discursivas sobre a identidade do sujeito-mulher, ainda situadas, majoritariamente, fora das dimensões científicas. Essas discussões possuem caráter indispensável, por serem constituintes da gênese das Ciências que está em compreender sem fazer acepções. Para isso serão apresentados algumas análises sobre mulheres cientistas no Brasil, em períodicos acadêmicos nos últimos 10 anos, como, também, a atuação do Projeto Lua, IFCE – Tianguá que fortalece meninas e mulheres nas Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8670_TB2006_29102024193839.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEM MAQUINÉ RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEM"
    "autor_email" => "suelem.maquine@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 8670
    "titulo" => "MULHER CIENTISTA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E CONCEITO SOB A ÓTICA FOCAULTIANA"
    "resumo" => "Esta comunicação oral trata sobre o tema “Mulher cientista: reflexões sobre gênero e conceito sob a ótica focaultiana”. O qual tem como objetivo trazer reflexões sobre como a história natural nos séculos XVII e XVIII trouxe uma forma de conhecimento que deu uma nova definição aos conceitos do "gênero" ou de "caráter" e que introduziu conceitos novos como o de "classificação natural" que é, antes de tudo, um conjunto de regras para dispor em série enunciados, um conjunto obrigatório de esquemas de dependências, de ordem e de sucessões em que se distribuem os elementos recorrentes que podem valer como conceitos científicos. Problematizando o apagamento constatado sobre a História das mulheres, a compreensão de como reverbera em diversos campos, inclusive no Ensino de Ciências. Conscientizando sobre a desigualdade de gênero na Ciência que é sempre algo muito instigante a ser refletido, pois mesmo nos ambientes e instituições consideradas mais democráticas, como as instituições educacionais, essa desigualdade é facilmente perceptível. Acreditamos ser de fundamental importância compreender quais as raízes conceituais no Ensino de Ciências, refletindo sobre questões diversas como as de gênero, poder e identidade. Muitas vezes, esses estudos dialogam com os estudos focaultianos que discutem constituições históricas relacionadas às práticas discursivas sobre a identidade do sujeito-mulher, ainda situadas, majoritariamente, fora das dimensões científicas. Essas discussões possuem caráter indispensável, por serem constituintes da gênese das Ciências que está em compreender sem fazer acepções. Para isso serão apresentados algumas análises sobre mulheres cientistas no Brasil, em períodicos acadêmicos nos últimos 10 anos, como, também, a atuação do Projeto Lua, IFCE – Tianguá que fortalece meninas e mulheres nas Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8670_TB2006_29102024193839.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEM MAQUINÉ RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "SUELEM"
    "autor_email" => "suelem.maquine@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta comunicação oral trata sobre o tema “Mulher cientista: reflexões sobre gênero e conceito sob a ótica focaultiana”. O qual tem como objetivo trazer reflexões sobre como a história natural nos séculos XVII e XVIII trouxe uma forma de conhecimento que deu uma nova definição aos conceitos do "gênero" ou de "caráter" e que introduziu conceitos novos como o de "classificação natural" que é, antes de tudo, um conjunto de regras para dispor em série enunciados, um conjunto obrigatório de esquemas de dependências, de ordem e de sucessões em que se distribuem os elementos recorrentes que podem valer como conceitos científicos. Problematizando o apagamento constatado sobre a História das mulheres, a compreensão de como reverbera em diversos campos, inclusive no Ensino de Ciências. Conscientizando sobre a desigualdade de gênero na Ciência que é sempre algo muito instigante a ser refletido, pois mesmo nos ambientes e instituições consideradas mais democráticas, como as instituições educacionais, essa desigualdade é facilmente perceptível. Acreditamos ser de fundamental importância compreender quais as raízes conceituais no Ensino de Ciências, refletindo sobre questões diversas como as de gênero, poder e identidade. Muitas vezes, esses estudos dialogam com os estudos focaultianos que discutem constituições históricas relacionadas às práticas discursivas sobre a identidade do sujeito-mulher, ainda situadas, majoritariamente, fora das dimensões científicas. Essas discussões possuem caráter indispensável, por serem constituintes da gênese das Ciências que está em compreender sem fazer acepções. Para isso serão apresentados algumas análises sobre mulheres cientistas no Brasil, em períodicos acadêmicos nos últimos 10 anos, como, também, a atuação do Projeto Lua, IFCE – Tianguá que fortalece meninas e mulheres nas Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.