O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica com o desenvolvimento de oficinas na unidade escolar. O projeto “Acolhimento Docente: Fortalecendo a Educação da Rede Pública Municipal na Escola Francisco Antônio Apolônio localizada no Sítio Volta – Pedra Branca/CE”, surge da necessidade de abordar e priorizar a saúde mental dos profissionais da educação. É sabido que a escola se configura como umas das mais importantes instituições sociais na mediação entre o indivíduo e a sociedade, desempenhando um papel fundamental nas várias formas para o desenvolvimento humano e social. O cenário educacional contemporâneo enfrenta desafios complexos, incluindo altas demandas de trabalho, pressões emocionais e um ambiente muitas vezes conflituoso. Com isso, trabalhar a saúde mental dos educadores é essencial para garantir um ambiente de aprendizagem positivo. Atualmente, é primordial promover o bem-estar emocional dos docentes a fim de criar um ambiente acolhedor e de apoio para que os professores se sintam valorizados, ouvidos e respeitados. Para isso, é necessário estimular a integração e a colaboração entre os professores, criando espaços para compartilhar experiências, ideias e práticas pedagógicas, a partir da implementação de estratégias de apoio à equipe escolar através de oficinas em grupo, contribuindo para a melhoria do ensino e do ambiente escolar como um todo.