Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113396
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6453
    "inscrito_id" => 15959
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15959_TB6453_16102024110425.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DOS SANTOS PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.pantoja@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113396
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6453
    "inscrito_id" => 15959
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE REFLEXIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15959_TB6453_16102024110425.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DOS SANTOS PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.pantoja@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.