Este trabalho buscou apresentar relatos de experiência de uma aluna em processo de formação inicial do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará- UFPA, o curso forma professores dos anos iniciais da educação básica, 1ª ao 5ª ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Como objetivo geral, o presente trabalho relata as experiências vividas no estágio junto ao aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. A justificativa surge com a necessidade da preparação do professor para atender e proporcionar a inclusão. A metodologia é de cunho qualitativo de caráter exploratório, vivenciado por uma aluna de graduação, no qual em suas práticas a aluna realizava o acompanhamento próximo ao aluno com TEA, o estágio esteve direcionado a acompanhar de perto o aluno com TEA, para que o professor em formação se enquadre nesse processo de inclusão. Em tópicos está relatado as experiências vivenciadas em sala e acompanhamento do aluno com TEA. O trabalho teve como resultado a participação ativa do aluno com TEA a respeito do tema abordado, o contato direto com o aluno com TEA proporcionou muitos aprendizados no que se refere ao planejamento da atividade e na execução da regência, ressaltando que é necessário preparo dos professores para que efetivamente haja inclusão, e concluímos o quanto o “chão da sala de aula” é importante para o futuro docente, para que veja a necessidade de um planejamento que inclua a todos.