O presente artigo, se trata de um levantamento bibliográfico em repositórios virtuais, acerca do ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo principal de estudo: realizar um mapeamento bibliográfico sobre o tratamento das informações em repositórios acadêmicos, sobre o ensino-aprendizagem de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivos específicos: elucidar a importância do ensino das frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e analisar quais as principais temáticas debatidas nos trabalhos científicos acerca da referida temática. Para a elaboração desse artigo, respaldou-se em: Braga e Lima (2020); Cardoso (2019); Colares (2013); Costa e Prado (2015); Costella e Scheffer (2019); Druzian (2007); Gil (2010); Gomes; Araujo e Coser (2014); Huf; Huf e Pinheiro (2021); Mayrink (2019); Mometti (2021); Novaes e Pinto (2021); Perlin (2014); Quartieri; Giongo e Rehfeldt (2020); Ribeiro (2019); Santos (2019); Schmengler.; et al (2013); Silva; Pietropolo e Carvalho (2017); Silva (2013) e Silva (2019). Esse trabalho se justifica na pertinência de compreender a relevância do ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento dos saberes matemáticos do corpo discente. A partir da metodologia aplicada de mapear os repositórios científicos: Google Acadêmico, Scielo e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), encontrou-se 20 produções para serem analisadas por entre o título e o objetivo. Percebeu-se três assuntos recorrentes sobre o ensino de frações: o foco da valorização desse assunto na formação de professores, a utilização de ferramentas lúdicas, como jogos e materiais manipulativos e trabalhar com as frações na perspectiva da resolução de problemas. Por fim, destaca-se que as três grandes temáticas são importantes, para a promoção do processo de ensino-aprendizagem, de modo significativo aos (as) estudantes nas aulas de Matemática. São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados que mais discutiram sobre as frações.