Implementar metodologias ativas na educação infantil é algo de extrema importância e relevância, por envolver a maneira como as crianças mais jovens são introduzidos ao processo de aprendizagem. Nessa fase de desenvolvimento cognitivo e socioemocional, é importante proporcionar experiências educativas que sejam não apenas estimulantes, mas também significativas e alinhadas com as necessidades individuais de cada criança. Esta implementação pode enfrentar uma série de desafios que precisam ser cuidadosamente investigados e compreendidos, um dos principais é a necessidade de adaptação ao contexto específico da educação infantil, levando em consideração as características próprias dessa faixa etária. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos educadores ao implementar essas metodologias e explorar as possibilidades de melhoria no processo educativo. Este estudo será realizado em instituições de rede pública de ensino infantil, na cidade de imperatriz/ Maranhão. O presente trabalho fará uso da abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso. Quanto aos caminhos metodológicos, será realizado por meio de revisão bibliográfica, observação em sala de aula e entrevistas com educadores e pais. Espera-se que os resultados desse trabalho possam encontrar formas de enfrentar essas dificuldades, contribua para uma reflexão mais aprofundada sobre as melhores práticas na adoção de metodologias ativas na Educação Infantil, visando a promoção de uma educação mais eficaz e inclusiva para as crianças em fase pré-escolar.