Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO EDUCACIONAL NO IFRJ – RELATO DO PROJETO DE MONITORIA ACADÊMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência descritivo. Tem como objetivo principal apresentar a Política de Educação Especial Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) como base para implementação do projeto de monitoria acadêmica em inclusão. O estudo busca descrever as ações desenvolvidas pelo projeto e os resultados alcançados em relação à inclusão educacional de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no IFRJ. A Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) tem como um de seus princípios não apenas promover a igualdade de oportunidades e valorizar a diversidade, mas, também, contribuir significativamente para a formação cidadã, contribuindo para que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade. O projeto de monitoria acadêmica em inclusão do IFRJ surge a partir da implementação da Política de Educação Especial Inclusiva dessa instituição e visa oportunizar atendimento aos estudantes com NEE, assim como oferecer ampliação da formação dos estudantes monitores na área de educação especial. Deste modo, são selecionados através de edital interno, estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do IFRJ. Estes estudantes recebem formação e acompanhamento da Coordenação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com NEE (CONAPNE) e atuam auxiliando os estudantes com NEE, sempre orientados pelos coordenadores deste setor. Os dados iniciais indicam que o projeto tem contribuído para: ampliação da formação do estudante monitor; melhora no rendimento dos estudantes com NEE; melhora na autoestima do estudante monitor e estudante com NEE; maior engajamento dos professores sobre as necessidades dos estudantes. Considerando que o projeto ainda está na sua fase inicial, é necessário acompanhamento das ações desenvolvidas para uma análise mais criteriosa sobre os impactos do projeto. No entanto, considera-se que esta ação tem colaborado para maior conscientização sobre as questões relacionadas à inclusão educacional no IFRJ.

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