Um dos aspectos enfatizados pela Base Nacional Comum Curricular (2018) é a importância da utilização de metodologias inovadoras e ferramentas criativas no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, as salas de aula devem promover um ambiente que estimule o pensamento crítico e criativo, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas e colaboração. De Masi (2003) destaca que a busca de soluções é um processo coletivo de criatividade. Uma das metodologias que trabalha a resolução de problemas de forma coletiva é o Brainwriting. Como uma variação do brainstorming, o Brainwriting incentiva a geração de ideias de forma individual, antes de compartilhar com o grupo. Essa abordagem visa minimizar a inibição e maximizar a participação dos alunos. Ao verificarmos em nossa prática docente que há uma dificuldade dos estudantes na compreensão da trigonometria, especificamente da relação fundamental da trigonometria, e constatarmos nas pesquisas de Pereira (2012) que essa dificuldade ocorre em outros espaços, propomos neste trabalho avaliar como o Brainwriting pode contribuir na aprendizagem da relação fundamental da trigonometria, visando promover o engajamento e o desempenho dos alunos. Como objetivo principal avaliaremos como o Brainwriting pode ser aplicado enquanto metodologia ativa em uma turma do Ensino Médio para a aprendizagem da relação fundamental da trigonometria. Temos enquanto objetivos secundários verificar se houve maior engajamento dos estudantes com o uso da ferramenta e avaliar se melhorou o desempenho, participação e cooperação dos estudantes. Como uma pesquisa qualitativa baseando-se em Gil (2007), utilizaremos questionários e entrevistas para coletar dados sobre a percepção dos alunos e do professor em relação à metodologia.