Ao longo do tempo, a maneira em que aprendemos é transformada (adaptada) por diversos fatores, são eles: Sociais; culturais e socioeconômicos, (HALL, 2014), fatores indispensáveis de considerar quando nos propomos a analisar a relação entre sujeito e aprendizagem. O surgimento de novos meios de mediação (VYGOTSKI, 1999) no processo de aprendizagem, na contemporaneidade, exerce um papel fundamental quando nos propomos a aprender algo novo, isso muda a forma em que enxergamos os novos mecanismos de aprendizagem nos termos de (CAVALCANTE, 2023) e a finalidade que atribuímos para tal. Deste modo, a internet, os ciberespaços, os apps educacionais firmam-se como uma nova roupagem que auxiliam a aprendizagem nos dias atuais. O objetivo desde trabalho é analisar a (s) contribuições dos mecanismos digitais no auxílio do processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa como LE, e diante disso, propor uma reflexão de como essas ferramentas contribuem para a aprendizagem e os desafios encontrados na prática docente. No que cerne o aspecto teóricometodológico, foi feito um levantamento bibliográfico nos repositórios de diversas instituições e Google Acadêmico, a fim de construir uma sólida contextualização do que propomos nos objetivos, buscamos fundamentar essa analise com base nas contribuições da Linguística aplicada, haja visto a sua transdisciplinaridade (CELANI,1992) no processo elucidativo da pesquisa. A internet, os dispositivos eletrônicos e as redes sociais (Com finalidade de aprendizagem) tornam-se uma fonte dinâmica de possibilidades na aprendizagem da Língua Inglesa, onde é possível aprender e praticar diversas habilidades linguísticas, como a leitura, escrita e fala, onde torna-se possível através da interação mediado por computadores conectados à internet.