O presente estudo analisa a importância dos projetos de extensão realizados na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo na formação acadêmica, mostrando como eles impactam positivamente a sociedade e funcionam como metodologias de ensino na interação entre teoria e prática para manter os estudantes atualizados e engajados com as demandas sociais. A pesquisa tem como principal referência os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas através da Agenda 2030. Para tanto, inclui uma revisão bibliográfica nas bases Scielo, ONU e outras referências para fundamentar o conceito de extensão universitária e suas aplicações em diferentes áreas e relações com a comunidade. O texto apresenta entrevistas com três professores que aplicam projetos de extensão em diferentes áreas do conhecimento, oferecendo perspectivas diferentes sobre a implementação e os resultados desses projetos. Também são apresentadas análises das participações de três estudantes em projetos de extensão, cruzando suas experiências e percepções com o impacto positivo desses projetos em sua formação acadêmica e pessoal. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa utilizou a revisão bibliográfica, entrevistas e análises detalhadas. A análise das entrevistas e da pesquisa sugere que a extensão universitária, como metodologia ativa, melhora a educação ao fomentar um aprendizado mais humanizado e conectado com a realidade social na promoção do aprendizado mais inclusivo e voltado para a comunidade. O texto discute sobre como a diversidade de projetos e as experiências relatadas ilustram a importante preocupação e o significativo impacto positivo dessa metodologia na formação acadêmica e no fortalecimento das relações entre professores, estudantes e a sociedade.