Pensar em princípios norteadores para a atuação de uma Pastoral Escolar contemporânea tem como pano de fundo quatro elementos fundamentais: a pessoa adolescente, a escola, as competências socioemocionais e a vivência da espiritualidade. Esses elementos são interdependentes, e dentre eles, a pessoa adolescente precisa ser agente protagonista na atuação pedagógica e teológica da pastoral. Nesta perspectiva, a pesquisa realizada, que é parte da dissertação de mestrado em Teologia e Educação, compreende a reflexão dialógica entre os fundamentos teológicos e pedagógicos da pastoral da Rede Sinodal de Educação, a reflexão sobre as competências socioemocionais previstas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e as tendências educativas para a educação no século XXI, oriundas da Educação 5.0 e dos relatórios mundiais da UNESCO dos anos de 2000 e de 2022. Os princípios norteadores foram organizados em cinco grupos reflexivos, vislumbrando a práxis educativa da Pastoral Escolar com adolescentes, baseada em uma educação ao longo da vida com dignidade, solidariedade e paz.