Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ESCOLAR E A INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na última década houve uma significativa expansão e interiorização da educação pública profissional e tecnológica, através da ampliação quantitativa de unidades de Institutos Federais de Educação (IFs), o que proporcionou a democratização do acesso ao ensino público, bem como elevação do nível de escolaridade da população. Dentro desse contexto, o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), também passou por esse período de ampliação e interiorização no território piauiense. Com base nisso, realizou-se pesquisa exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, a fim de conhecer como ocorreu o processo de expansão do IFPI, investigar os campi instalados nos municípios do interior quanto aos cursos ofertados atualmente e se possuem consonância com as vocações produtivas locais, bem como delinear o perfil discente, referente aos estudantes com matrícula ativa, de cada unidade investigada. A pesquisa bibliográfica pautou-se em livros, artigos, teses, dissertações, publicações institucionais que tratam sobre políticas públicas educacionais, educação profissional, Institutos Federais de Educação, e utilizou-se como principais autores para o referencial teórico do artigo Eliezer Pacheco, Remi Castioni, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Silvia Manfredi, Acácia Kuenzer, dentre outros. Os dados coletados são oriundos de sistemas, de instrumentais e sítio eletrônico da própria instituição pesquisada, assim como informações obtidas por meio da página eletrônica do IBGE. Considera-se importante conhecer e analisar aspectos relacionados à expansão e interiorização de uma instituição de ensino que implementa uma política pública tão expressiva e impactante.

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