Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5029
    "inscrito_id" => 13270
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência em uma escola no ensino regular no município de Brejo do Cruz-PB. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado em autores como Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Para tornar os objetivos do estudo exequíveis, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo e análise documental de dados com quantitativo de alunos com necessidades atendidos na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Torres. Verificou-se que a partir das leituras realizadas, a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, mas por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebe-se que ainda é necessária uma mudança de postura diante da Educação Especial e da Inclusão. Diante desta realidade, faz-se necessário reformular ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Noutra perspectiva percebeu-se que a parceria entre a escola e a família é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13270_TB5029_24062024174843.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FERNANDES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "ffadri@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5029
    "inscrito_id" => 13270
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência em uma escola no ensino regular no município de Brejo do Cruz-PB. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado em autores como Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Para tornar os objetivos do estudo exequíveis, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo e análise documental de dados com quantitativo de alunos com necessidades atendidos na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Torres. Verificou-se que a partir das leituras realizadas, a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, mas por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebe-se que ainda é necessária uma mudança de postura diante da Educação Especial e da Inclusão. Diante desta realidade, faz-se necessário reformular ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Noutra perspectiva percebeu-se que a parceria entre a escola e a família é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13270_TB5029_24062024174843.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA FERNANDES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "ffadri@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência em uma escola no ensino regular no município de Brejo do Cruz-PB. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado em autores como Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Para tornar os objetivos do estudo exequíveis, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo e análise documental de dados com quantitativo de alunos com necessidades atendidos na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Torres. Verificou-se que a partir das leituras realizadas, a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, mas por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebe-se que ainda é necessária uma mudança de postura diante da Educação Especial e da Inclusão. Diante desta realidade, faz-se necessário reformular ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Noutra perspectiva percebeu-se que a parceria entre a escola e a família é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.