Este artigo tem como propósito investigar a importância do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no progresso socioemocional dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, serão abordados conceitos relacionados a esse tipo de desenvolvimento e a significância desse especto no cenário educacional atual. Será realizado uma visita ao ambiente escolar juntamente uma pesquisa de campo para coleta de dados apresentadas, assim veremos quais estratégias que a instituição de ensino adota para aprimorar o progresso socioemocional dos alunos. A importância do desenvolvimento socioemocional na aprendizagem é amplamente reconhecida. Em busca de respostas para a seguinte pergunta: Como os alunos da EJA trabalham dentro do ambiente escolar fatores relacionados as habilidades socioemocionais? Nessa perspectiva, é notório que a falta de integração social pode afetar negativamente seu desenvolvimento socioemocional, pois eles podem se sentir isolados ou excluídos. O Equilíbrio entre vida pessoal e educacional, a grande maioria dos alunos do EJA têm responsabilidades familiares, profissionais e pessoais, o que pode dificultar o equilíbrio entre essas diferentes áreas de suas vidas. Essa sobrecarga pode afetar seu bem-estar emocional e sua capacidade de se dedicar aos estudos e lidar com o estigma: Alguns alunos do EJA podem enfrentar estigma social devido à sua condição de estudantes adultos. Isso pode afetar sua autoestima e confiança, além de criar barreiras emocionais para o engajamento pleno na sala de aula.