Esta pesquisa busca levantar as estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas a estudantes com deficiência visual a partir da literatura científica, tendo como pergunta de pesquisa norteadora o que a literatura científica aponta como estratégias utilizadas no ensino de matemática voltadas para estudantes com deficiência visual? O ensino de matemática para estudantes com deficiência visual apresenta desafios únicos que requerem abordagens pedagógicas adaptadas. A ausência de visão dificulta a compreensão de elementos visuais, exigindo que educadores desenvolvam e apliquem estratégias específicas para assegurar a inclusão desses alunos. Nesse contexto, autores como Miranda (2016), Tavares (2018) e Braga (2023) ressaltam a importância de implementar medidas que promovam a aprendizagem de matemática para estudantes com deficiência visual, de forma que transcendam o aspecto puramente visual, visando assegurar uma compreensão efetiva dos conceitos matemáticos abordados nas aulas. Este estudo baseia-se na análise de teses e dissertações dos últimos cinco anos (2019-2023). Foram utilizados os seguintes termos de busca: "Ensino de Matemática" (Teaching Mathematics) e "Deficiência Visual" (Visual impairment) em duas bases de dados: BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando em 32 documentos. Após a eliminação de duplicações e arquivos não encontrados, restaram 26 documentos. Os resultados indicam diversas estratégias recomendadas pela literatura científica, incluindo o uso de materiais táteis, tecnologias assistivas, a adaptação de conteúdos visuais para formatos acessíveis, e a formação docente para lidar com as necessidades específicas desses alunos. Considera-se que a literatura científica oferece um vasto repertório de estratégias para o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual, destacando a importância de práticas inclusivas e adaptativas. No entanto, é crucial promover uma maior disseminação dessas metodologias e investir em formação contínua para educadores, visando a efetiva inclusão desses alunos no ambiente escolar.