A pesquisa "Pedagogia da Desconstrução: Um processo essencial para evoluir em tempos de constantes mudanças" explora a necessidade de reavaliar os modelos educacionais e sociais diante das revoluções tecnológicas e sociais contemporâneas. O estudo analisa a aplicação dessa abordagem em diferentes esferas da vida cotidiana, destacando sua importância na reflexão sobre os rumos da sociedade atual. A pesquisa foi dividida em tópicos que abordam temas cruciais para compreensão e condução da linha de raciocínio sobre a desconstrução como processo individual e até como ferramenta pedagógica, foi adotada uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, análise crítica de estudos sobre pedagogia disruptiva e relatos de experiência, a fundamentação teórica inclui autores como Paulo Freire, Ivan Illich, Jacques Derida, Kenneth Gergen, Vygotsky, Seymour Papert, Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Peter Senge, entre outros, cujas obras contribuem para a compreensão da necessidade de repensar os modelos educacionais e sociais para promover uma sociedade mais inclusiva, empática e adaptável às constantes mudanças. Os resultados destacam que o processo de desconstrução emerge como uma poderosa ferramenta para questionar paradigmas obsoletos e promover a evolução individual e coletiva e que a convivência imersiva em espaços coletivos conscientemente comprometidos com a desconstrução desempenha um papel crucial no processo de autoconhecimento e crescimento, promovendo a aceitação e o aprendizado com as diferentes perspectivas, estimulando a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. Assim, a pesquisa reforça a importância da conscientização sobre a necessidade da desconstrução, e sua utilização como instrumento de transformação social e individual.