O presente estudo analisa a construção da identidade surda a partir de uma experiência vivenciada em uma escola de Surdos localizada no Cariri Cearense. O Instituto Transformar foi uma instituição filantrópica que existiu na cidade de Juazeiro do Norte e contribuiu para a formação de uma comunidade surda na região, construindo também identidades. A pesquisa parte do âmbito dos Estudos Surdos em Educação e explora a importância deles na construção de uma identidade e na fortificação das lutas da comunidade surda. Esse estudo surgiu a partir da intenção de nos aprofundarmos nas questões relacionadas aos estudos surdos, bem como, trazer para o debate o que é de fato uma educação inclusiva para pessoas surdas. Elaborado com o objetivo de entender a relação entre a Escola Bilíngue de Surdos e a construção da identidade surda no sujeito, bem como distinguir a instituição bilíngue de surdos das inclusivas e especiais, elencamos aspectos culturais que constituem a identidade, além de trazermos uma análise sobre as experiências vivenciadas por um sujeito surdo e atuante na comunidade nos diferentes âmbitos de ensino. A pesquisa foi realizada através de um levantamento teórico a respeito das temáticas envolvidas e de uma entrevista semiestruturada e analisada por meio de uma análise de conteúdo.